16

Olá mamães, hoje me inspirei em escrever sobre um método educacional que venho me apaixonando,  O método Montessori!

 

Não sei se vocês já ouviram falar, mas se não, acredito que vale a pena ler um pouco e conhecer mais sobre essa “novidade” nada nova. Uma vez que vem sendo estudada desde 1896. 

 

 

Método Montessori é o nome que damos ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos para a educação das crianças, criado e descoberto inicialmente por Maria Montessori, na Itália. 

 

Ela foi a terceira mulher a se formar médica em seu país, e antes de entrar para a faculdade de medicina ja tinha formação em engenharia. Quando começou a descobrir e criar o método, se aprofundou em pedagogia e antropologia tonando-se então educadora. 

 

De acordo com Maria Montessori, o ponto mais importante do método é libertar a verdadeira natureza da criança, para que possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrario.

 

Maria Montessori acreditava que a criança já nasce com a capacidade de aprender e criar, e por isso não precisamos interferir nesse processo. 

 

Devido a vontade de absorver e entender todo o mundo a sua volta, a criança explora, investiga e pesquisa tudo, aprendendo e descobrindo a educação no seu devido tempo e de acordo com seus interesses. Pensando assim o método montessori cria um ambiente adequado e materiais interessantes para que as crianças possam se desenvolver por seus próprios esforços e no seu ritmo, e o mais importante: sempre seguindo seus interesses. 

 

Com a “missão” de montar o quartinho do nosso bebê, venho dando muita atenção a um dos pilares desse método, que é o Ambiente preparado. 

 

O ambiente é o local onde a criança desenvolve sua independência e intende sua liberdade. Por isso ele é preparado e construído para a criança, para atender suas necessidades biológicas e psicológicas. 

No ambiente da criança temos que colocar mobílias de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento (brinquedos) para livre utilização da criança. 

 

Vou colocar abaixo algumas fotos, para o melhor entendimento de vocês sobre o quarto montessoriano. 

 

 

 

Foto 1 - Quarto montessoriano com tudo ao alcance do Bebê 

 

 

Vídeo 1 - Nosso Bebê delícia, Benício, com 10 meses e meio e seu quarto Montessori

 

 

 

Foto 2- A cama baixa deixa a criança livre para entrar e sair dela a hora que quiser.

 

 

 

Foto 3- O espelho na horizontal é importante para a criança desenvolver o reconhecimento pessoal e também estimula os movimentos. 

 

 

 

Foto 4- As prateleiras devem ser colocadas na altura ideal, para que eles mesmos tirem e coloquem seus livros no lugar, a hora que se interessarem. 

 

 

 

Foto 5-  Uma barra de apoio é super interessante para estimular o equilibrio na época dos primeiros passos.  

 

 

Mamães, espero que gostem. Esse assunto é super extenso, por isso, se tiverem dúvidas ou interesse em saber mais sobre o método podem me procurar no e-mail, deixar seu coméntario aqui em baixo ou ate mesmo me procurar pessoalmente.

 

Obrigado a nossa linda mamãe Marina Issa por ter nos enviado o vídeo do Beni e por sempre promover saúde e bem estar para o seu bebê.

 

Estou montando o quarto montessori do nosso bebê aqui em casa e quando eu tiver mais novidades, vou mostrar para vocês com todos os detalhes ! 

 

Miiiiil beijos , e ate o próximo!

Faça parte da nossa comunidade, e não perca uma atualização

Não enviamos spam. Apenas conteúdos úteis para você.