Como devemos higienizar

Olá Mamães e papais!

Eu, Dra. Viviane Cyrne, estou de volta com mais informações sobre os dentinhos dos nossos pequeninos.

Hoje venho informar agora que eles chegaram teremos mais uma função para acumular e assim garantir um sorriso saudável para os nossos maiores tesouros.

Para termos saúde de verdade precisamos manter esses dentes bem limpinhos. Assim que nascerem já podemos utilizar uma escova de dentes de cabeça pequena, macia e com certas arredondadas.

O ideal é escovar após cada refeição, não deixe seu bebê dormir sem limpar os dentinhos. Muitas vezes as crianças acostumam a dormir mamando, portanto, tente evitar esse costume, porque os açúcares do leite podem causar cáries. Se conseguir, adiante a última mamada da noite um pouco, não deixe que seu bebê associe a última mamada à hora de dormir.

Por volta de 2 anos ou até antes, seu bebê pode ser estimulado a aprender a escovar os dentes, mas o acompanhamento e ajuda dos pais ainda é necessária e isso será assim por um bom tempo.

Funciona muito bem você brincar que cada um escova o dente do outro ou você pode até dar uma escova só para ele "brincar" de escovar enquanto você escova de verdade.

No começo, não é preciso escovar em uma direção certa, com técnicas, já que a criança nem sempre colabora.

Quando os dentinhos já ficarem um ao lado do outro se encostando, já devemos passar o fio dental. Isso mesmo! Para que ele se acostume e crie o hábito. Além disso, a escova não tira a sujeira entre os dentes e nós não queremos nossos bebês com cáries não é mesmo?

Se seu filho não gostar do creme dental, tente outra marca. É importante que a quantidade do creme dental seja mínima, do tamanho de um grão de arroz cru, para evitar que a criança engula o flúor.

Todo o cuidado é pouco até que seu filho já tenha capacidade de cuspir o excesso de pasta. Há maneiras de saber se ele já tem controle sobre isso. Uma odontopediatra saberá orientar adequadamente.

Dica: Não deixe o creme dental, mesmo que seja infantil, ao alcance de seu filho, caso ele exagere, podem ocorrer problemas de intoxicação gravíssimos.

Beijinhos e até semana que vem.

Faça parte da nossa comunidade, e não perca uma atualização

Não enviamos spam. Apenas conteúdos úteis para você.