19

Todas nós mamães sabemos que a regra mais preciosa é: Aleitamento materno exclusivo ate 6 meses de vida!

 

Mas infelizmente temos que ser realistas e entender que nem sempre isso é possível de maneira fácil e perfeita como vemos nos livros. Mas saiba que mesmo para nós mães engajadas no mercado de trabalho e com tantas responsabilidades fora de casa, essa não é uma tarefa impossível.

 

Eu tenho alguns truques na manga e pretendo coloca-los em prática quando a Lorena nascer e eu estiver na correria do dia a dia.

 

 

 

 

O ideal é que sempre optemos por tirar a licença maternidade de 6 meses, mas como no meu caso, e acredito que na maioria das mamães de hoje, isso não é possível teremos que rebolar para que no quinto e no sexto mês consigamos continuar amamentando nossos filhotes e trabalhar fora, ao mesmo tempo. 

 

Em geral, a licença-maternidade é de 120 dias. Porém ela pode ser prorrogada por mais 60 dias para funcionarias de empresa de administração pública que requisitarem o beneficio, e/ou para funcionárias de instituição privada que adere voluntariamente o programa empresa cidadã.  Fique atenta!

 

Algumas dicas para conseguir amamentar e trabalhar fora de casa são:

 

1-Procure solicitar no seu trabalho um local limpo, calmo e acessível para que possa ser realizado a amamentação. Junto a isso escale uma pessoa da família ou uma babá para te acompanhar e cuidar do seu bebê durante o tempo que estiver se dedicando ao serviço. Assim será possível  se dedicar ao trabalho e amamentar sem maiores preocupações .                                                                                                             É direito da mãe ter 2 pausas (de 30 minutos cada uma) durante a jornada de trabalho para amamentar seus filhos, ate que eles completem 6 meses.                                                                                                                                                                          Além disso, toda empresa que contrata mais de 30 mulheres maiores de 16 anos deve ter um local apropriado para que as trabalhadoras deixem os seus filhos no período da amamentação.

 

2- É possível armazenar o leite materno de forma congelada e/ou refrigerada.             

Comece a ordenhar e armazenar seu leite duas semanas antes do retorno ao trabalho.      

 

 

      - Amamente com frequência quando estiver em casa. 

 

      - Quando não estiver em casa, outra pessoa deve oferecer o leite ordenhado,  no copinho ou de colher. Evite "chucas" e bicos para que nao ocorra a confusão de bicos. Assim diminuimos a chance do desmame. 

 

 

 

      -Em casa e no trabalho ordenhe e armazene o leite de forma higiênica para oferece-lo à criança sem risco de intoxicações. 

 

Leia também o post "Como colher e estocar o seu leite" e saiba a melhor maneira de fazer a ordenha das mamas e o modo mais seguro de guardar o leite materno.

 

Mil beijos, mamães e ate o próximo!!

 

 

Bibliografia: 

-A Promoção da Saúde na Infância - Instituto da Criança e Hospital das Clinicas, segunda edição. 

-Manual de orientação Alimentar - Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria 

-Nelson Textbook of Pediatrics, 18th edition 

Faça parte da nossa comunidade, e não perca uma atualização

Não enviamos spam. Apenas conteúdos úteis para você.