A higiene da boca 2

Olá papais e mamães!

Vamos aprender quando e como devemos começar a limpar os dentinhos do bebê?

Mesmo sem dentinhos, devemos fazer uma limpeza da gengiva, bochecha e língua. Sugiro que seja feito na hora do banho, uma vez ao dia, para que o bebê se acostume ao hábito da sua boquinha ser manipulada e higienizada.

Ele pode chorar e estranhar um pouquinho no começo, mas fazendo isso sempre, ele vai se acostumar e associar à hora gostosa do banho. Primeiro lave as mãos e depois envolva o dedo indicador com a gaze ou fralda limpa (separada somente para isso), molhe na água filtrada ou fervida e percorra toda a boca do bebê.

Você pode deitar o bebê colocando o seu corpo sobre ele com os cotovelos pra fora, de forma com que ele não consiga levantar os braços para impedir que você manipule a boca, ou até mesmo com a ajuda de outro adulto, sempre sentando de frente um para o outro, deitar o bebê nessa caminha improvisada e então fazer a higiene, assim um segura as mãozinhas o bebê, sempre com delicadeza, enquanto o outro higieniza a boquinha. É importante lembrar que não é necessário fazer várias vezes ao dia.

O leite materno contém substâncias que protegem a mucosa da boca do bebê, como se fosse uma vacina natural e limpar várias vezes ao dia removerá essa proteção.

Quando nascerem os dentinhos, por volta dos 6 meses, passaremos a limpar com mais frequência.

Qualquer dúvida em como fazer a higiene procure seu odontopediatra ou seu pediatra para mais informações.

Beijos e até semana que vem.

Dra. Viviane Cyrne

Faça parte da nossa comunidade, e não perca uma atualização

Não enviamos spam. Apenas conteúdos úteis para você.