C3cede 02ff055f3a1942ddbf38fd9354ee9708

A formação final do ser humano adulto depende de como  será modelada essa programação, e ela depende da interação de fatores genéticos e hormonais, da complexidade e grau da estimulação ambiental, e pela alimentação adequada, dentro dos 1000 dias.

 

Os nossos primeiros mil dias de vida é uma janela única de oportunidades que não pode ser repetida em nenhum momento posterior, pois durante a pré concepção, a gestação e os primeiros dois anos de vida, o organismo é extremamente vulnerável à influencia do ambiente externo.

 

Para o ser humano chegar a sua completa maturidade, é preciso passar por diversas fases, marcadas por uma série de mudanças que vão desde o nível molecular até o morfofisiológico.

 

Essa serie de mudanças é chamada de programação metabólica. A formação final do ser humano adulto depende de como será modelada essa programação, e ela depende da interação de fatores genéticos e hormonais, da complexidade e do grau da estimulação ambiental, e pela alimentação adequada.

 

A nutrição é um dos principais fatores não genéticos que afetam os principais acontecimentos no primeiro ano de vida. Hoje já sabemos que o genoma não é soberano na determinação do potencial de crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Novas evidencias cientificas demostram que até 20% dos nossos genes são influenciados pela genética, enquanto que a maior parte deles (ate 80%), são influenciados por fatores ambientais, onde a nutrição destaca-se como um dos mais relevantes, porém não é o único.

 

Os 4 principais acontecimentos no primeiro ano de vida vulneráveis a esses fatores são:

 

-Colonização da microbiota intestinal

-Desenvolvimento cerebral e visual

-Crescimento

-Maturação do sistema imunológico

 

Sendo assim, a interferência do ambiente na programação metabólica, cria uma cascata de eventos que atuam na vida tardia do indivíduo.Talvez esta seja uma das explicações da razão pelas quais muitas vezes indivíduos sem risco genético ou ambiental aparente acabam desenvolvendo certas doenças quando adultos.

 

Nós somos, em grande parte, responsáveis por uma vida saudável de nossos filhos, da infância à idade adulta. 

 

Mamães, existem vários assuntos que podemos e devemos discutir para saber como ajudar o nosso bebê a ter uma vida saudável futuramente, navegue diariamente pelo site e venha desfrutar comigo as delícias de ser uma mãe saudável !

Faça parte da nossa comunidade, e não perca uma atualização

Não enviamos spam. Apenas conteúdos úteis para você.