Sem zika

Pouco se sabe sobre o Zika Vírus, mesmo nós médicos então lembre-se das 3 proteções:

 

1-     Acabar com os criadouros

 

a.- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

b.- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

c.- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

d.- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

e.- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

f. - Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

g. - As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

h.- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).

i. - Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

j. - As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.

k. - Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada. 

 

2-     Barreiras mecânicas

 

a. Utilize roupas que protegem a maior área do corpo possível

b. Utilize telas contra mosquitos (mosquiteiros) em casa e para os bebês

c. Mantenha a casa fechada o máximo possível

d. Utilize ventiladores e ar-condicionados (vento e ambiente frio)

 

3-     Barreiras químicas

 

a. Repelentes de ambiente

b.Repelentes de corpo 

c. Repelentes de roupas

 

Os únicos três princípios ativos de repelentes liberados pela ANVISA são: Icaridina, DEET e IR3535.

 

 

Abaixo segue uma tabela com os principais repelentes existentes no mercado.

 

 

 

 

Atenção maior durante os 6 primeiros meses de vida de seu bebê, pois nenhum repelente de corpo é permitido para essa idade. Utilize repelentes de roupa e fortaleça as barreiras mecânicas.

 

 

Assista nosso vídeo para tirar todas suas dúvidas sobre as melhores formas de proteção contra o mosquito transmissor, o Aedis aegypti.

 

Escrevam suas dúvidas e sugestões aqui em baixo nos comentários do post, ou nos comentários do próprio vídeo no Youtube.

 

 

Mil Beijos e até o próximo!

Faça parte da nossa comunidade, e não perca uma atualização

Não enviamos spam. Apenas conteúdos úteis para você.