12

Desde quando descobri que estava grávida, comecei a me interessar mais pelo assunto Nutrição e hábitos saudáveis. Por isso Comprei alguns livros específicos sobre o assunto, e venho discutindo muito sobre eles com meus professores e colegas de profissão.

Por julgar esse, um ponto muito importante para o nascimento e o desenvolvimento do nosso bebê, vou compartilhar com todas vocês um pouco do conhecimento que obtive nos últimos dias.

 

Vários fatores podem influenciar o nascimento de uma criança saudável.

Alguns nós não poderemos controlar, como idade e herança genética. Mas outros, dependem de nós, como visitar regularmente o médico, não fumar, não consumir drogas ou álcool, e adotar uma alimentação balanceada.

 

Uma dieta balanceada é um dos elementos mais importantes para assegurar o nosso futuro, e do nosso bebê. Se nós não consumirmos os nutrientes necessários, ou se ficarmos abaixo do peso ideal, nosso bebê irá competir com o nosso corpo pelas calorias e nutrientes. Isso pode causar desnutrição da mãe e do bebê, além de uma séria alteração no crescimento do feto ainda dentro do útero.

 

Por esse motivo, durante sua gestação alimente-se bem !

 

A saúde do nosso bebê e seu peso ao nascimento, estão relacionados com a quantidade de peso que ganhamos durante as 40 semanas de gestação.

O crescimento acelerado do feto requer grande quantidade de energia, por isso não podemos restringir a ingestão de calorias de maneira severa.

Pular refeições ou lanches pode trazer riscos para o nosso bebê que está se desenvolvendo.

 

Ganhar muito peso também traz prejuízos.

 

Se você ganhar 16 kg ou mais pode ter dificuldades no parto, e terá mais dificuldade de retornar ao seu peso anterior após o nascimento do bebê. Além de aumentar a chance de adquirir doenças cardiovasculares e metabólicas.

 

É importante que nós estejamos com um peso saudável antes de engravidarmos. Sendo assim, é muito válido iniciarmos exercícios físicos de maneira regular, e começar a mudar os hábitos alimentares, logo que os pensamentos de ser mãe começarem a rondar a nossa casa.

 

Devemos sempre iniciar o planejamento de uma gravidez com um checkup que inclui a avaliação do peso e da altura. As mulheres com sobrepeso ou obesas devem permanecer utilizando os contraceptivos até que alcancem o peso ideal para iniciar uma gestação.

 

Com base no índice de massa corporal (IMC), as recomendações para o ganho de peso durante a gestação de um feto único são:

 

 

 

 

 

Mulheres que iniciam a gestação acima do peso não devem fazer dietas severas na gestação. Em vez disso, devem se esforçar para melhorar a qualidade dos alimentos ingeridos.

 

Para que você não ganhe muito peso, siga as orientações abaixo:

-     Dê preferência a leite e derivados reduzidos em gordura

-     Modere o consumo de alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes (doces, biscoitos, bolos, refrigerantes, frituras, etc)

-     Consuma alimentos cozidos, grelhados e assados em vez de fritos

-     Pergunte ao seu médico sobre a possibilidade de iniciar ou aumentar as atividades físicas

 

Os nutrientes essenciais na gestação são:

 

1)     Calorias : recomendamos uma maior ingestão alimentar de calorias, gradativamente, de acordo com a evolução da gravidez. Pois, durante a gestação há um aumento considerável na necessidade energética do organismo.

 

2)     Proteinas: devemos ingerir por dia,  180g de carne, frango ou peixe, e consumir três porções de lacticínios (leite, ovos e manteiga) por dia para que as células do nosso bebê e  a placenta se desenvolvam bem.

*   o leite é rico em vitamina D, cálcio e fósforo. Necessários para a formação de ossos fortes.

*   A carne, o frango e o peixe contém ferro e mineral, importantes para o transporte de oxigênio.

 

3) Carboidratos: devem ser a base das calorias ingeridas por nós gestantes. São necessárias 300 calorias a mais, por dia durante a gestação, e podemos consumi-las comendo pães, arroz, cereais, massas, frutas e vegetais.

 

*   Se você adora doces, consuma frutas ! (Elas são doces e tem muito a oferecer, como vitaminas, minerais e fibras)

 

4) Fibras: é uma substância encontrada em plantas, como frutas, verduras, legumes e grãos. Proporcionam benefícios ao sistema digestivo por manter sua regularidade.

 

5) Adoçantes: Todos os adoçantes são considerados seguros para gestantes, desde que em quantidade moderada e como parte de uma alimentação balanceada.

 

6) Gorduras: é muito importante durante a gestação. É necessária para o desenvolvimento do cérebro e sistema nervoso do bebê.

O ideal é que esse nutriente represente 30% de toda ingestão alimentar. Mas cuidado! Existe a gordura "do bem" e a "gordura do mal", então temos que saber exatamente qual delas devemos fazer uso.

É melhor escolher alimentos mais naturais e pouco processados para controlar o excesso desse nutriente:

 

*   Coma carnes magras, aves sem pele, produtos do mar. Elimine a gordura da carne e a pele das aves antes de prepará-las

*   Escolha produtos lácteos reduzidos em gordura

*   Diminua o consumo de doces e salgadinhos fritos, troque-os por vegetais e frutas frescas

*   Consuma os produtos pouco processados, ou seja, mais frescos possível

 

7) Vitaminas : regulam a digestão e a absorção dos nutrientes acima citados.

Sem as vitaminas esses nutrientes não conseguem exercer suas funções.

 

Vitamina A- batata doce, cenoura, espinafre, leite e fígado

 

Vitamina D- é uma das poucas vitaminas que o organismo pode produzir. Tomar sol diariamente é essencial para a sua produção. Podemos também encontrá-las no leite, na margarina e nos cereais matinais.

 

Vitaminas do complexo B- porco, lentilha, grãos integrais, carnes, aves, banana.

 

Ácido fólico (Folato) - devemos iniciar a ingestão de suplemento de ácido fólico no mínimo 3 meses antes de engravidar. É recomendado que todas as mulheres em idade fértil tome 5 mg de ácido fólico por dia. Os alimentos mais ricos em Folato são: lentilhas, espinafre, grãos de bico, laranja, vegetais folhosos, nozes e sementes.

 

8) Minerais : assim como as vitaminas, os minerais são muito importantes para que os nutrientes possam agir de maneira correta.

São eles:

 

*Cálcio- presente no leite de vaca, leite de soja, suco de laranja, iogurte natural, sorvete de creme, queijo minas e provolone, feijão, couve, repolho espinafre, etc.

 

*Ferro - consuma alimentos ricos em vitamina C associados a vegetais ricos em ferro, por exemplo: suco de laranja, tomate, limão, caju, e acerola junto com grãos integrais, exumes e cereais fortificados.

Evite café ou chá durante as refeições, espere pelo menos duas horas para consumi-los, mesmo se forem sem cafeína.

 

*   Sódio (sal) - Devemos tomar cuidado com o seu excesso pois o sódio retém muita água, o que pode causar aumento da pressão arterial.                                                                                      O mínimo necessário durante a gestação é 570 mg ao dia, quantidade excedida pela maioria das gestantes. A maioria do sódio que comemos vem de alimentos preparados e processados, então cuidado com lanches, enlatados e alimentos prontos.

 

9) Líquidos :

 

Água - diminui e regula a temperatura do organismo, transporta nutrientes e produtos a serem excretados, lubrifica o trato digestivo e tecidos, envolve e protege o bebê.

 

É necessário que a grávida beba no mínimo dois litros de água por dia !

 

Café- deve ser evitado, pois a cafeína passa pela placenta e pode ser prejudicial ao bebê em formação.

Chá mate e preto, cacau e bebidas à base de cola (como coca-cola) também contém cafeína e devem ser evitados.

 

Álcool- Altera o crescimento e o desenvolvimento do bebê, pode também causar morte fetal com o aborto, e uma doença chamada síndrome do álcool fetal.

Por esses motivos é proibido durante toda a gravidez.

 

Muita informação, não é mesmo mamães ?

Agora temos que "arregaçar as mangas" e ir à luta por uma gravidez saudável.

 

Lembre-se que essas informações não substituem a consulta com seu médico e nutricionista.

 

Mil beijos e até o próximo post.

Faça parte da nossa comunidade, e não perca uma atualização

Não enviamos spam. Apenas conteúdos úteis para você.